domingo, 14 de novembro de 2010

Trabalho do 4o. Bimestre - turma 1804 - Revoltas Regenciais

Olá pessoal!

Se você é aluno da turma 1804 e está desesperado por causa do trabalho do 4o. Bimestre, reuni aqui algumas dicas de sites e imagens que você pode utilizar.

Lembrando que:
- o trabalho é individual;
- deve ser feito à mão;
- em folha de papel almaço;
- com imagens e capa;
- com no mínimo 5 páginas (1 página para cada revolta).

Bom, vamos lá:

Este blog é muito bom para pesquisa em qualquer área da História: http://novahistorianet.blogspot.com/2009/01/regncia-e-as-revoltas-regenciais.html
Leiam o texto e selecionem as passagens que julgarem mais importantes.

Este outro site é da Multirio, ou seja, da Prefeitura. Bastante legal também para vocês fazerem suas pesquisas: http://portalmultirio.rio.rj.gov.br/historia/modulo02/rev_reg.html

A tabela abaixo pode ajudar vocês a situarem os movimentos rebeldes. Acho muito legal colocar tabelas assim e também mapas para enriquecer o trabalho. Reparem que nesta tabela está faltando a Revolta dos Malês, que alguns estudiosos classificam não como uma revolta contra o sistema regencial, mas sim uma rebelião escrava. O que vocês acham? Um bom assunto para refletir...

Principais rebeliões do Período Regencial
Nome
Província
Data
Líderes
Causas
Fatos principais
Cabanagem
Pará
1833
1836
Malcher, Vinagre, Angelim
Revolta dos liberais contra o presidente nomeado pelo governo regencial; situação de miséria dos cabanos. Domínio sobre Belém durante um ano e lutas no interior; morte de 40% da população da província.
Sabinada
Bahia
1837
1838
Dr. Sabino Álvares
Insatisfação com as autoridades impostas pela Regência. Organização da República Bahiense
Balaiada
Maranhão
1838
1841
Manuel "Balaio", Raimundo Gomes, Cosme
Insatisfação com o presidente nomeado pela Regência e revolta de vaqueiros, fazedores de balaios e escravos fugidos. Conquista da Vila de Caxias; anistia.
Guerra dos Farrapos
Rio Grande do Sul
1835
1845
Bento Gonçalves, Giuseppe Garibaldi
Altos impostos, exigência de mudanças políticas, exemplo das repúblicas platinas. República de Piratini; República Juliana, anistia.

Lembrem-se sempre da causa principal da Regência: Pedrinho, filho de D. Pedro I, possuía somente 5 aninhos de idade. Não tinha como ele governar um país com essa idade, gente! Olha ele aí abaixo. Fofo, né?